terça-feira, 9 de abril de 2013

Marcas no corpo

Acabei de ler o texto de uma excelente professora Tatiana Passos Zylberberg (http://lepserufc.wordpress.com/2013/04/04/as-marcas-nos-corpos-que-somos-e-os-nossos-nos/), que fala das marcas do corpo... e um trabalho que ela fez com seus alunos.

Quantas vezes nos pegamos encolhidos (corporalmente) em um lugar que não nos sentimos bem... ou "abrimos o peito" quando temos orgulho de falar sobre determinados assuntos.

Tudo o que fazemos geram marcas no nosso corpo: Ficar bravo, geram rugas de expressão; timidez, faz com que tenha uma hipercifose torácica (aumento da curvatura da torácica - "Corcunda"); dores nas costas, por pensar que precisa carregar o "mundo".

Um grande Psicanalista chamado de W. Reich, falava muito das couraças - bloqueios  e tensões (muitas vezes crônicas) que não permitem que tenha uma boa circulação no local.

É necessário conhecer estas couraças, amarras, marcas que deixamos no nosso corpo ao longo dos anos e libertá-las, pois elas podem trazer sérios problemas  de saúde.

Por isso, que a cada cliente que chega para fazer a massagem é importante questioná-lo sobre tudo. Para entender estas marcas, couraças...

Através da massagem, podemos trabalhar com estes pontos, e principalmente, muitas vezes ouvido este cliente, ajudando-o a lidar com tudo que está acontecendo na sua vida, aliviando suas tensões.

Então, para mudar essas marcas do corpo, que as criamos e as desenvolvemos ao longo dos anos, é importante fazer a massagem para aliviar as dores (pensando em energia, melhorar o fluxo energético; fisiológico, melhorar a nutrição, oxigenação e circulação local). Mas se não mudarmos na postura com relação a vida, essas marcas, mesmo com a massagem, permanecerão!

Cuide bem do Seu CORPO!!!





Que fique claro, que o Massoterapeuta/Fisioterapeuta/ Educador Físico, muitas vezes ouve as histórias de seus cliente, mas não deve palpitar. É importante encaminhar sempre para um profissional capacitado para lidar com as "neuras", "psicoses", "traumas", etc (Psicologo/Psiquiatra/ Psicanalista)